terça-feira, 12 de maio de 2009

epic 2015 o futuro da comunicação

Pessoal,

por recomendação de um aluno de Ciências do Ambiente assisti, agora à pouco, o vídeo EPIC 2015, que vocês podem acessar pelo link http://www.youtube.com/watch?v=U2LcBmoE6Ws .

O vídeo faz um exercício de futurologia sobre esta evolução da mídia, com blogs, podcasts, ipods, amazon, sites de busca, sites de relacionamento. Como exercício de previsão ele é arriscado, mas como base para refletirmos o significado disso é muito interessante. Por vezes parece que o autor é um entusiasta desse processo, em outras ele parece se preocupar com o fluxo da irrelevância e superficialidade. COmo comentei com vocês, quem definiu que "Mirella vai à praia sem Latino" é uma manchete de primeira página de um site como o Terra? Falei disso quando sugeri a busca por fontes alternativas como o site da ADITAL.

Bem, até por estar iniciando esta prática do blog não quero fazer julgamentos apressados sobre os significados desta evolução da comunicação. Certamente ela pode ser muito ruim, mas também podemos buscar meio de produzir significados mais positivos para nós mesmos e a sociedade. O que vocês acham? Assistam, são só 8 minutos.

2 comentários:

  1. Assisti ao vídeo e a conclusão foi que é possivel enxergar possibilidade em meio à gama de superficialidade que atualmente esta sendo vinculada nos meios de comunicação. Este blog e a discussão que pode ser ampliada atraves dele é uma dessas veredas, precisamos agora nos aprofundar conceitualmente e usar a tecnologia como ferramente de apoio.

    ResponderExcluir
  2. é verdade. a maior parte das tecnologias pode ser utilizada de forma diferente daquela para qual foi planejada e intencionada pelos seus criadores. o melhor seria que tivessemos maior poder para influenciar essas decisões. o problema é quando as transformações da sociedade ocorrem sem uma reflexividade e elaboração democrática das opções. aceitamos tudo e nos adaptamos sempre?

    ResponderExcluir